Actividade de Área de Integração

Actividade de Área de Integração
Pasta Dentifríca

Línguas de gato

Café Eunófrio

Garrafa de Emergência

Bebida que dá muita energia

Delice Brown

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Criatividade

A criatividade é a ferramenta mais adequada para encontrarmos maneiras de fazer mais com menos, de reduzir custos, de simplificar processos e sistemas, de aumentar lucratividade, de encontrar novos usos para produtos, de encontrar novos segmentos de mercado, de diferenciar o seu curriculum, de desenvolver novos produtos e muito mais.

Muitas empresas já se conscientizaram de que o seu capital humano, o seu potencial criativo é muito superior ao seu desempenho criativo e inovador. O problema é que elas não sabem como organizar, como aproveitar todo este potencial criativo que está disponível. Isto é comprovado pela qualidade das idéias inesperadas que surgem de vez em quando. Por que então esperar as idéias "de vez em quando?" Por que não estimular a produção destas idéias no dia-a-dia?

Este é o melhor caminho. Muitas empresas já estão criando o seu Departamento ou equipe de Criatividade e Inovação. Criatividade é uma maneira de ser, de viver. O primeiro passo é exercitar todo o seu potencial de gerar idéias. Acostumar-se a criar a maior quantidade de idéias sem pre julgar nenhuma. Lembre-se de que você só conseguirá chegar a uma excelente idéia se você tiver muitas outras para optar.

Walt Disney disse certa vez que Criatividade é como ginástica: quanto mais se exercita, mais forte fica. Comece já. Nas próximas páginas você encontrará exercícios para iniciar este treino, individualmente ou em grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Custo da Inovação

Custo da Inovação

Em geral, a realização de projectos de inovação implica o seguinte tipo de custos:

· Investimentos em equipamento e tecnologias;

· Investigação e experimentação;

· Produções-piloto ou de teste;

· Projecto e concepção;

· Marketing;

· Outros.

O peso destas diferentes rubricas nos custos globais das actividades de inovação nas empresas está descrito na figura 1.9, para mais de 8700 empresas de 8 países da UE, conforme dados do “Commission Innovation Survey” de 1994. É importante notar que os custos do investimento em bens duradouros necessário para implementar a inovação em causa são, em média, apenas 50% do total – as necessidades acrescidas de desenvolvimento, teste, marketing, etc. representam no seu conjunto um esforço financeiro semelhante ao do investimento em equipamentos e tecnologias.

Estrutura dos custos de inovação – média de mais de 8700 empresas europeias (Fonte: Eurostat, 1994).